logo Radioagência Nacional
Geral

Mais de dez bares e restaurantes são autuados no Rio nesta semana

Baixar
Raquel Junia
24/06/2015 - 20:23
Rio de Janeiro

Ratos e baratas circulando, alimentos fora do prazo de validade e armazenados em condições precárias, pastel com larvas de insetos. As cenas tem sido corriqueiras em bares e restaurantes da capital fluminense e alguns casos, inclusive, ficaram famosos ao ganhar as manchetes dos jornais. Na semana passada, o Procon do estado do Rio interditou um restaurante na Zona Sul da cidade e só nesta semana mais de uma dezena já foi autuada. Para o diretor de fiscalização do Procon, Fábio Domingos, têm aparecido mais irregularidades porque os consumidores estão mais atentos e os órgãos de fiscalização tem atendido com prontidão as denúncias.

 

O diretor da Inspetoria de Vigilância e Fiscalização Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Pedro Paulo Ferraz, responsável pelo trabalho em mais de 50 bairros da Zona Norte da cidade também reforça a importância da parceria com a sociedade para que os estabelecimentos irregulares sejam autuados. Segundo ele, apesar de haver as vistorias de rotina para que os bares e restaurantes consigam o licenciamento, pelo grande número de comércios na cidade, a vigilância não consegue fazer a busca ativa pelas irregularidades e a prioridade é o atendimento das denúncias.

 

As denúncias à vigilância sanitária podem ser feitas pelo telefone 1746. Já o Procon, atende pelo número 151 e também disponibiliza um aplicativo gratuito, o Meu Procon RJ, que pode ser baixado nos celulares e possibilita a reclamação. Tanto o Procon, quanto a Vigilância Sanitária também mantém postos de atendimento em vários pontos da cidade.

 

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), Pedro Delamare classificou como inadmissíveis as situações de insalubridade repercutidas nos últimos dias. Em nota, ele afirmou ainda que o sindicato oferece há vários anos aos seus associados a assessoria de uma empresa especialista em segurança alimentar para que as situações irregulares não aconteçam. A nota reforça ainda que a entidade patronal mantém contato permanente com o Procon e a Vigilância Sanitária para melhoria do setor.

x