MP investiga recrutamento irregular de trabalhadores no Maranhão

Publicado em 25/06/2015 - 14:47 Por Michelle Moreira - Brasília

Oitenta e oito trabalhadores maranhenses foram resgatados em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, vítimas de possível aliciamento.

 

Eles chegam na cidade de São Mateus, no Maranhão, até o final da semana. O caso é investigado pela Polícia Federal e pelo MPT, o Ministério Público do Trabalho.

 

Os homens receberam proposta para atuarem na área da construção civil na cidade paulista. O salário oferecido era de cerca de 1.500 reais. Mas, para ocuparem o cargo, precisaram desembolsar aproximadamente 550 reais.

 

Eles viajaram num ônibus, do Nordeste para Ribeirão Preto, em situação precária, sem recursos para alimentação ou higiene.

 

Ao chegarem no quilômetro 320 da Rodovia Anhanguera, o pneu do ônibus em que viajavam furou, fazendo com parassem num posto de gasolina.

 

As pessoas que estavam no local perceberam que se tratava de uma irregularidade e acionaram a Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

De acordo com o Executivo Público da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do estado de São Paulo, Ricardo Alves, existe uma cadeia de responsáveis.

 

Sonora: " O que nós precisamos identificar é quem são os aliciadores- pessoas físicas e jurídicas- em São Mateus, no Maranhão, mas ainda a mando de quem. Quem se beneficiou financeiramente com esta situação. O que nós entendemos é que no momento em houve o incidente no posto e os trabalhadores ficaram retidos, a pessoa que ia buscá-los, percebendo que ia ser flagrada, desapareceu."

 

Os trabalhadores estavam sem carteira de trabalho e não sabiam sequer o nome da empresa contratante.

 

De acordo com o Ministério Público do Trabalho do Maranhão, o recrutamento e o transporte de trabalhadores de uma localidade para outra devem respeitar uma série de normas, como a emitir Certidão Declaratória de Transporte de Trabalhadores e a entrega desse documento ao Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Nessa certidão, deve constar o contrato que os trabalhadores fizeram com o empregador. A contratação acontece na origem, antes do transporte.

 

Atualmente, o MPT no Maranhão possui 19 investigações sobre aliciamento de trabalhadores. O órgão já ingressou com dezessete ações civis públicas sobre o tema e recebeu, nos últimos 5 anos, 101 denúncias de recrutamento irregular de trabalhadores.

 

As denúncias podem ser feitas de maneira anônima pelo telefone DDD 98 2107-9300.

 

 

 

 

Últimas notícias
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo