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Companhias de ônibus do Rio não corrigem falhas de manutenção

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Dylan Araújo
01/07/2015 - 16:56
Rio de Janeiro

Falta de educação dos motoristas e descumprimento da grade de horários. Essas são as reclamações mais frequentes dos passageiros das linhas de ônibus intermunicipais do Estado do Rio. As informações são do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro). O Detro recebeu mais de 4 mil denúncias de passageiros, apenas no primeiro semestre desse ano. Após as reclamações, o departamento realizou uma operação, nesta quarta-feira (1º), que resultou na expedição de mais de 70 multas para as companhias de ônibus.

 

As infrações mais recorrentes foram pneus carecas, falhas de manutenção, elevadores de acessibilidade fora de funcionamento e irregularidades na documentação dos veículos.

 

De acordo com o Detro, as infrações flagradas na operação são as mesmas já identificadas em fiscalizações anteriores. O diretor técnico e operacional do Detro, João Cassimiro, acredita que as empresas não comparam o valor gasto para a regularização dos ônibus, com o preço pago em multas.

 

A fiscalização atingiu sete terminais rodoviários na Região Metropolitana e no interior do estado. No Terminal Américo Fontenelle, no Centro do Rio, mais de 15 veículos foram autuados. O atraso na partida das viagens foi uma das principais infrações. A acompanhante, Maria Rosa Teixeira, de 58 anos, afirmou que a demora para a partida dos ônibus é comum, mesmo quando os veículos já estão no terminal.

 

A multa por descumprimento da grade de horários é de cerca de R$ 660. O valor dobra em caso de reincidência.

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