ONG cria jogo sobre preservação do boto cor-de-rosa

Publicado em 15/07/2015 - 18:22 Por Alana Gandra - Rio de Janeiro (RJ)

Um jogo online gratuito, criado pela organização não governamental internacional World Animal Protection, está sendo usado como ferramenta de educação e comunicação em comunidades da Amazônia. O objetivo é conscientizar crianças e jovens sobre a necessidade de preservação do boto cor-de-rosa, animal símbolo da região.

 

Denominado Apú e o Espírito do Rio, o jogo é parte da campanha lançada pela ONG na América Latina sobre a proteção dessa espécie de boto, um golfinho de água doce cor-de-rosa. O problema, disse o coordenador de Campanhas de Vida Silvestre da ONG, Roberto Vieto, é que o boto cor-de-rosa está sendo caçado de forma cruel, em uma atividade ilegal, para ser usado como isca para a pesca da piracatinga. Esse peixe é uma espécie de bagre muito consumido na Colômbia, país vizinho.

 

A ONG está trabalhando na Amazônia em projetos educativos porque a partir de janeiro deste ano, o governo brasileiro decretou uma moratória em relação a essa pesca. Por isso, a organização internacional procura encontrar alternativas para os pescadores ao mesmo tempo em que define uma fora de atuar que possa ajudar nos esforços de conservação e proteção do boto cor-de-rosa dentro das comunidades, gerando ainda uma conscientização e toda a América Latina.

 

A ONG fez uma petição pública para que o governo da Colômbia tome medidas para fechar a fronteira ao peixe piracatinga. A petição já conta com 188 mil assinaturas de pessoas que se intitulam guardiãs do boto cor-de-rosa e pedem ao governo colombiano que se alinhe à moratória brasileira.

 

Leia mais na Agência Brasil

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo