História Hoje: "Planeta azul" foi descoberto há 169 anos

Publicado em 23/09/2015 - 07:30 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília (DF)

O planeta Netuno, último do Sistema Solar, foi descoberto há 169 anos, no dia 23 de setembro de 1846.

 

O sistema solar é formado por oito planetas, obedecendo à seguinte ordem a partir do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão perdeu status de planeta e é considerado um planeta-anão, desde 2006.

 

Netuno é um gigante, sendo o quarto maior planeta em tamanho. Possui uma órbita extensa, o que faz seu movimento de translação (em torno do Sol) ser o mais lento. Um ano em Netuno equivale a 164 anos na Terra. Já o movimento de rotação (deslocamento em torno do próprio eixo) é realizado em 16 horas terrestres.

 

Em uma viagem da sonda espacial Voyager 2, em 1989, foi constatada a existência de 14 satélites naturais e um sistema de anéis na órbita de Netuno.

 

A atmosfera do planeta é composta por hidrogênio, hélio, e possivelmente, nitrogênio. O planeta contém uma porcentagem elevada de gelo, formado a partir de água, amônia e metano.

 

Também é chamado de planeta azul, devido ao gás metano concentrado que lhe dá uma coloração azulada.

 

Mas o nome Netuno foi inspirado na mitologia Romana, que significa Deus do Mar.

 

Considerado o planeta mais distante do Sol, encontra-se a 4,5 bilhões de quilômetros do astro-rei, tem clima muito frio, inclusive com formação de diversas camadas de nuvens e tempestades visíveis. A temperatura local deve marcar menos 200 graus Celsius. Além das baixas temperaturas, os ventos podem atingir até 2 mil quilômetros por hora.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado desegunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Geral

Pesquisa CNI: 8% levam mais de três horas no trajeto para o trabalho

Os longos trajetos entre os locais de trabalho impactam de forma direta na qualidade de vida das pessoas, afetando inclusive a saúde e produtividade profissional.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz desenvolve protocolos de tratamento da esquistossomose

Cerca de um milhão de pessoas em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal vivem em risco de contrair a esquistossomose, popularmente conhecida como barriga d’água, xistose e doença do caramujo. Mesmo diante desse cenário traçado pelo Ministério da Saúde, ela está no grupo das chamadas doenças negligenciadas. Ou seja, que possui baixo investimento em pesquisa e, em geral, afeta as populações mais pobres, que moram em locais sem saneamento básico.

Baixar arquivo
Economia

Marinho cita criação de vagas formais em pronunciamento de 1º de maio

Com base em dados do Caged, o Cadastro de Empregados e Desempregados, o ministro lembrou a criação no primeiro trimestre do ano de quase 720 mil vagas formais, número que salta para 2,1 milhões desde o início do governo Lula.

Baixar arquivo
Esportes

História Hoje: 30 anos da morte de Ayrton Senna

No dia 1º de maio de 1994, aos 34 anos, o piloto morreu depois de bater contra o muro de concreto, no circuito de Ímola, no Grande Prêmio de San Marino, na Itália.

        

Baixar arquivo
Geral

IBGE aponta crescimento de trabalhadores sem carteira assinada

Com uma pandemia e uma crise econômica no meio, os últimos anos mostram que o trabalhador tem conseguido evitar a "desocupação", dentro de uma nova realidade que se consolida no mercado.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Nesta quarta-feira (1º), a Rádio Nacional transmite todas as emoções de Flamengo e Amazonas, direto do Maracanã, a partir das 21h30.

Baixar arquivo