A partir desta terça-feira a prefeitura de Monte Negro, em Rondônia, realiza um mutirão de limpeza contra a dengue.
Veículos irão percorrer os bairros da cidade para recolher entulhos e desta forma eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Equipes formadas por agentes de endemia também vão visitar as casas e orientar os moradores.
A ação começa pelos bairros Boa Vista II e Jardim Verde Vida. A comunidade deve colocar em frente às suas casas todo o entulho acumulado para que possa ser recolhido durante o mutirão que tem previsão para durar todo o mês de setembro.
De janeiro a agosto deste ano Monte Negro registrou 14 casos da enfermidade. Durante o mesmo período em 2014 foram apenas três. De acordo com a secretária-adjunta de Saúde, Edimara da Silva, o aumento dos casos se deve a falta de conscientização da população.
Sonora:"A população tem que se conscientizar. Por isso que a secretaria se dispõe a orientar, a fazer todo este trabalho para evitar isso. Para o sucesso do controle desta doença nós dependemos muito da conscientização da população. Não tem outra forma a não ser evitar que fique água parada."
Os principais sintomas da dengue são febre alta; com duração entre dois e sete dias; acompanhada de dores de cabeça, no corpo e nas articulações.
Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.Também costuma ser recorrente a prostração, fraqueza e dor atrás dos olhos. A forma mais grave da doença inclui sangramento das mucosas e vômito persistente.