logo Radioagência Nacional
Geral

Cerimônia do Fogo Sagrado antecede Jogos Indígenas

Baixar
Lucas Pordeus Leon
23/10/2015 - 09:50
Palmas

Povos tradicionais do mundo inteiro celebraram o Fogo Sagrado na praça do girassol, o coração de Palmas, no Tocantins. Essa é a cerimônia que antecede os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.

 

Considerado o centro do país, a praça recebeu povos do Panamá, Argentina, Nova Zelândia, Filipinas, e de todo o Brasil que participaram do ritual repleto de cores, sons e culturas.

 

Todos cantaram e fizeram suas danças antes de se juntarem em um círculo e, agachados, ascenderem o fogo com o atrito entre dois gravetos, como se fazia há milhares de anos.

 

A indígena Joana Munduruku é uma das organizadoras da cerimônia. Ela destaca que o fogo representa a vida, força e energia e está na mitologia de todos os povos.

 

O acendimento do Fogo Sagrado, que a princípio seria uma cerimônia fechada, foi liberado ao público, após decisão dos pajés que, segundo a tradição, recebem a orientação dos Deuses de como deve ser o ritual.

 

Nesta sexta-feira (23), durante a abertura dos Jogos Mundiais do Povos Indígenas, a chama será levada a arena principal do evento, e lá ficará acesa até o encerramento, dia primeiro de novembro.


A partir de sábado a vila dos jogos ficará aberta ao público com todas as atrações e disputas com acesso gratuito. 

x