Aplicativo vai ajudar a identificar madeira de origem legal

Publicado em 26/11/2015 - 19:44 Por Ariane Póvoa - Brasília

Um aplicativo lançado esta semana pelo Instituto BVRio, organização sem fins lucrativos, promete facilitar a verificação da legalidade da madeira brasileira. A ideia, segundo os idealizadores do projeto, é promover mecanismos de mercado que favoreçam o cumprimento de leis ambientais para evitar a compra de madeira de origem ilegal.

 

O presidente do instituto, Pedro Moura Costa, afirma que muitos mercados estrangeiros estão se fechando para a madeira amazônica, devido a diversos casos de ilegalidade florestal constatados no Brasil. Segundo ele, o aplicativo BVRio Madeira Legal é uma forma de ajudar a reverter esse cenário. Pedro Moura explica como funciona o sistema.

 

Sonora: “O sistema utiliza banco de dados oficiais. Ele começa com a documentação oficial relevante a cada lote de madeira e cruza essa informação com imagens de satélites processadas, tanto pelo governo quando por organizações não governamentais. Então, através do cruzamento desses dados, a gente consegue identificar aqueles manejos florestais que estão envolvidos em irregularidades e aqueles que estão com ficha limpa”.

 

O gerente de Monitoramento e Auditoria Florestal do Sistema Florestal Brasileiro (SFB), José Humberto Chaves, reconhece a praticidade do sistema criado pelo iBVRio, mas destaca que o aplicativo não tem a capacidade de reconhecer fraudes que possam surgir dentro dos sistemas federais.

 

Sonora: “Toda e qualquer iniciativa que busca conferir uma maior transparência é bem vista pelo Serviço Florestal brasileiro e pelo Ministério do Meio Ambiente. No entanto, se uma guia de transporte for emitida a partir de um crédito falso, isso, de forma alguma, o aplicativo vai conseguir identificar. Então a gente precisa buscar meios de garantir o fortalecimento da gestão florestal como um todo”.

 

Segundo José Humberto Chaves é preciso impedir que informações fraudulentas contaminem os sistemas dos órgãos ambientais e, consequentemente, iniciativas como a do iBVRio. Chaves informou que o SFB realiza diversas ações para combater a exploração ilegal de madeira e também deve lançar um aplicativo que vai permitir ao usuário rastrear a madeira de concessão.

 

Sonora: “O aplicativo do Serviço Florestal vai ser utilizado para consultar a rastreabilidade da madeira da concessão, ou seja, o usuário que estiver adquirindo uma madeira proveniente de uma concessão federal, ele vai conseguir visualizar todo o caminho percorrido, desde de a área que é objeto da exploração, passando pela serraria que processou a madeira até chegar no seu destino final”.

 

A previsão para lançamento do aplicativo do Sistema Florestal Brasileiro é no primeiro trimestre do próximo ano.

 

A plataforma do Instituto BVRio está disponível gratuitamente no site: madeira.bvrio.org e nas lojas virtuais para aplicativos.

Últimas notícias
Geral

Brasil sobe no ranking de liberdade de imprensa

Estudo da organização Repórteres sem Fronteiras mostra que o Brasil subiu dez posições no levantamento deste ano, ficando na posição 82 entre 180 países avaliados.

Baixar arquivo
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo