logo Radioagência Nacional
Geral

Maior reservatório do Nordeste | atinge nível mais baixo da história

Baixar
Graziele Bezerra
17/11/2015 - 13:59
Brasília

A barragem de Sobradinho, maior reservatório nordestino, atingiu no início desta semana o nível mais baixo da história, chegando a 2,5% do volume útil. A outra marca histórica foi registrada em novembro de 2001, quando a barragem atingiu 5,46%.

 

O diretor de Operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco  (Chesf), José Aílton de Lima, prevê que até o início de dezembro a reserva de água fique abaixo do ponto de captação, o chamado volume morto. O que pode provocar problemas na geração de energia elétrica. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS),no entanto, descarta o risco de racionamento no Nordeste.


A represa de Sobradinho tem capacidade de armazenar mais de 34 bilhões de metros cúbicos de água e corresponde a 58% da água usada para a geração de energia no Nordeste. Para funcionar dentro da capacidade, a barragem precisa de chuva, o que não deve acontecer, pelo menos por enquanto.

 

A previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para o próximo trimestre é que o fenômeno el nino continue influenciando o clima no Brasil, deixando o volume de chuvas abaixo do normal, no semi-árido brasileiro

x