A Agência Nacional de Águas (ANA) decidiu manter reduzidas as vazões dos reservatórios de Sobradinho e de Xingó, no Rio São Francisco. Confira a reportagem e saiba mais detalhes:
A decisão foi tomada por conta das poucas chuvas nos últimos anos, que não foram suficientes para aumentar os níveis dos reservatórios. Antes, as vazões eram de 1,3 mil metros cúbicos por segundo. Hoje, a vazão está em 900 metros cúbicos. A resolução com a decisão da ANA foi publicada na edição desta terça-feira (1º) do Diário Oficial da União e tem validade até 20 de dezembro.
A redução das vazões de reservatórios do Rio São Francisco ocorre desde abril de 2013. Segundo a agência, o objetivo é manter os estoques de água para o uso múltiplo. Sobradinho e Xingó, por exemplo, são utilizados na produção de energia em usinas hidrelétricas.
Até o último dia 29, Sobradinho contava com apenas 1,28% de seu volume útil. A previsão de chuva nos próximos dias no norte de Minas Gerais, onde fica a nascente do São Francisco, pode mudar o cenário. No entanto, caso as precipitações não sejam suficiente para melhorar a carga de água, a vazão do reservatório deve passar para 800 metros cúbicos por segundo.
A nova redução é um pedido do Operador Nacional do Sistema (ONS).
No próximo dia 15, haverá uma reunião sobre a situação da Bacia do São Francisco em que essa proposta será avaliada.
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Flávio Dino durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Raul Baretta/Santos FC./Direitos Reservados neymar, santos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução/ TV Brasil Energia nuclear é usada para diagnóstico de câncer](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 12/02/2024 - Desfile do bloco Forrozin Mariana Aydar na Consolação. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 04/02/2025 – A reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Gulnar Azevedo, O diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Dr. Roberto Gil e a diretora substituta do departamento de análise epidemiológica e vigilância de doenças não transmissíveis do Ministério da Saúde, Geórgia Maria de Albuquerque durante o evento do Dia Mundial do Câncer, na instituição, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)