logo Radioagência Nacional
Geral

Ceará deve enfrentar mais um ano de seca

Baixar
Edwirges Nogueira
20/01/2016 - 15:45
Fortaleza

O prognóstico de chuvas para os meses de fevereiro, março e abril mostra que 2016 tende a ser o quinto ano seguido de seca no Ceará. O cenário climático apresentado nesta quarta-feira (20) em Fortaleza aponta a probabilidade de 65% para a ocorrência de chuva abaixo da média histórica no estado.


Para chegar nessa probabilidade, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), levou em consideração a atuação do fenômeno El Niño, que está provocando o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico e afetando, também, o Oceano Atlântico.


A possibilidade de mais um ano de seca coloca o Ceará em alerta. A maioria dos reservatórios está com menos de 30% da capacidade. A Secretaria dos Recursos Hídricos informou que o estado deve buscar recursos federais para continuar perfurando poços e construindo adutoras de montagem rápida.


Atividades produtivas que dependem da água dos reservatórios, como culturas irrigadas e carcinicultura, devem continuar com restrições. Em fevereiro, a Funceme vai atualizar o prognóstico climático para o Ceará, abrangendo os meses de março, abril e maio.

x