Monitoramento do Aedes aegypti será | intensificado por comitê interministerial

Publicado em 02/02/2016 - 16:07 Por Danyele Soares - Brasília

Na tentativa de combater o mosquito Aedes aegypti, o governo federal criou o Comitê de Articulação e Monitoramento de ações para a prevenção e eliminação de focos do inseto.


O grupo será formado por representantes dos Ministérios do Planejamento e da Saúde, além da Casa Civil da Presidência da República.

 

A medida está prevista em decreto publicado hoje (2), no Diário Oficial da União.


A intenção é que o comitê acompanhe e avalie periodicamente as medidas de controle do mosquito, como a realização de campanhas educativas, a vistoria e eliminação de possíveis criadouros e a limpeza de instalações públicas de órgãos do governo federal.


Além disso, o grupo vai definir ações de sensibilização e mobilização dos agentes públicos no combate ao transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus Zika.


O decreto diz que a participação no comitê será considerada prestação de serviço público relevante e não será remunerada.


A norma determina, ainda, que cada órgão ou entidade deverá indicar servidores responsáveis pela realização de ações de combate ao inseto.

Últimas notícias
Cultura

Compositora paraibana Cátia de França completa 50 anos de carreira

Autora de sucessos como Coito das Araras e Kukukaya, Cátia de França vive no Rio de Janeiro, onde permanece criando músicas com sensibilidade, sabedoria e irreverência.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS provocam 29 mortes; 60 pessoas estão desaparecidas

Por conta dos temporais, as aulas em mais de 2,3 mil escolas estaduais foram suspensas. Mais de 175 mil estudantes foram impactados. 

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil faz alertas e retira pessoas de áreas afetadas pela chuva

Elevação do Rio Caí faz Defesa Civil emitir alertas para os municípios de Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real.

Baixar arquivo
Geral

ANAC discute novas regras para transporte aéreo de animais

“Não é crível que um ser vivo tenha o mesmo tratamento que uma mala", diz advogada, que participou da audiência pública organizada pela agência, após a morte do cachorro Joca, no último dia 22. Até o dia 14 de maio, é possível enviar contribuições para novas regras de transporte de animais, que serão avaliadas pela equipe técnica.

Baixar arquivo
Economia

Querosene de aviação aumenta 2,8%

O aumento corresponde a R$ 0,11 por litro do combustível.

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Botafogo joga contra Vitória (BA) nesta quinta, às 19h

Em Belém, o Águia de Marabá recebe o São Paulo no estádio do Mangueirão, a partir das 19h30.

Baixar arquivo