logo Radioagência Nacional
Geral

Polícia Federal investiga esquema de favorecimento à Gerdau

Baixar
Danyele Soares
25/02/2016 - 17:05
Brasília

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25) a sexta fase da Operação Zelotes. Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 20 de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento. A operação foi realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife.

 

De acordo com a delegada Fernanda de Oliveira, responsável por essa etapa, os alvos dessa fase são executivos da diretoria da empresa siderúrgica Gerdau, conselheiros e ex-conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e advogados. E ela explica como o grupo teria agido.

 

Com a ação, a empresa é suspeita de ter sonegado cerca de R$ 1,5 bilhão.

 

A delegada explicou ainda que essa etapa é consequência da primeira fase da Zelotes. Desde março do ano passado, a Polícia Federal investiga uma suposta organização criminosa que teria manipulado decisões do Carf para favorecer grupos condenados em primeira instância. E a partir de agora, os investigadores vão desmembrar as denúncias por empresa.

 

Em nota, a Gerdau informou que não deu qualquer autorização para que seu nome fosse utilizado em negociações ilegais. Disse também que repele qualquer atitude nesse sentido. E completou afirmando que tem rigoroso padrão ético na condução de pleitos junto aos órgãos públicos e se colocou à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos.

x