logo Radioagência Nacional
Geral

Começa a valer exigência de exame toxicológico para caminhoneiros

Baixar
Danyele Soares
02/03/2016 - 12:16
Brasília

A partir desta quarta-feira (2), motoristas que trabalham com transporte de cargas ou de passageiros terão de fazer exame toxicológico no momento da contratação ou do desligamento de empresas de transporte rodoviário.

 

O teste, previsto em lei, identifica se até 90 dias antes da coleta o profissional usou drogas, como maconha, cocaína, crack, anfetaminas e metanfetaminas.
 

De acordo com a Associação Brasileira dos Caminhoneiros, a determinação pode ajudar a diminuir o número de acidentes no trânsito, já que há transportadores que trabalham sob a influência de drogas. Mas destaca que a medida não flagra se o condutor usava essas substâncias enquanto dirigia. E diz o exame deveria ser feito na fiscalização de trânsito, com testes a partir da saliva do motorista.

 

O exame toxicológico custa R$ 350 e seis laboratórios estão credenciados no país para fazer o teste.

 

* Os condutores de veículos nas categorias C, D e E também devem fazer exame toxicológico ao tirar ou renovar a carteira de habilitação.

 

*Matéria alterada em 02.03.16, às 17h15, para complementação de informações.

x