logo Radioagência Nacional
Geral

Edital vai financiar projetos de recuperação do Rio Doce

Baixar
Léo Rodrigues, Agência Brasil
08/03/2016 - 15:44
Belo Horizonte

Pesquisadores mineiros poderão encaminhar, esta terça-feira (8), propostas de pesquisas que contribuam para a recuperação das áreas afetadas pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, que ocorreu no município de Mariana, em Minas Gerais, em novembro do ano passado.


Os órgãos responsáveis pelo processo seletivo são a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes.


Ao todo, o edital prevê um investimento de R$ 6,7 milhões. Cada projeto contemplado poderá receber até R$ 200 mil e deverá desenvolver seus trabalhos, em até dois anos.


Segundo Paulo Sérgio Beirão, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, serão privilegiadas propostas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias ou que possam futuramente se converter em produtos.


São quatro linhas temáticas possíveis: recuperação do solo, recuperação da água, recuperação da biodiversidade e tecnologias sociais.


Apontar o que fazer com a lama acumulada, como tratar a água contaminada ou ainda como fomentar a reprodução dos peixes nas águas afetadas são algumas possibilidades de pesquisa apontadas por Beirão.

 

*título atualizado em 14/03/16 às 12h02. O título anterior  - "Universidade de Minas avaliará projetos de recuperação do Rio Doce" - trazia informação incorreta, uma vez que a Fapemig não é uma universidade, mas sim um órgão de fomento à pesquisa.

x