Instituto ambiental multa mineradoras no Amapá

Publicado em 16/03/2016 - 11:58 Por Michelle Moreira - Brasília

Três mineradoras, no estado do Amapá, foram multadas além de terem as atividades suspensas por descumprimento de condicionantes nas licenças ambientais. As empresas são a Zamin Amapá, a Mineração Vila Nova e Beadell.


As empresas foram autuadas durante operação do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap).


Na visita aos empreendimentos, o órgão verificou se estavam sendo cumpridos todos os critérios para a concessão da licença, além de inspecionarem as barragens de rejeito, estruturas específicas para armazenar resíduos de mineração.


No caso das empresas citadas não foram encontradas irregularidades nesses barramentos, mas em outras condicionantes.


As mineradoras Vila Nova, no município de Marzagão, e Zamin, em Santana, receberam multa de R$ 4 milhões por descumprimento de medidas impostas em cinco licenças ambientais. Já a Beadell foi responsabilizada por degradação ambiental e a multa ultrapassou R$ 5 milhões.


As empresas têm dez dias para apresentar defesa junto a assessoria jurídica do Imap.


Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu contato com a Zamin Amapá, a Mineração Vila Nova e Beadell.

Últimas notícias
Saúde

Prefeitura do Rio suspende vacinação contra a gripe por falta de doses

A secretaria municipal de Saúde informou, no entanto, que novas doses devem chegar ainda hoje, e com isso, a expectativa é retomar a aplicação da vacina contra a influenza amanhã à tarde.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo
Economia

Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

O resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Baixar arquivo
Geral

No Rio, Polícia Federal desarticula emissoras de rádio clandestinas

A operação aconteceu em bairros e comunidades da zona oeste carioca, após denúncia de que as rádios estavam colocando em risco as operações nos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Tom Jobim.

Baixar arquivo
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo