Samarco negocia terreno para erguer nova Bento Rodrigues

Publicado em 29/03/2016 - 11:25 Por Léo Rodrigues - Belo Horizonte

Os antigos moradores de Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG) arrasado pelos rejeitos da barragem da Samarco, que se rompeu em novembro do ano passado, aprovaram o local onde será reerguida a nova comunidade.


Segundo a prefeitura de Mariana é provável que as fundações já estejam preparadas para as obras ainda neste semestre.


O terreno pertence à siderúrgica Arcelor Mittal, que confirmou em nota ter estabelecido um diálogo “em estágio avançado para venda do terreno a Samarco".


A reconstrução do distrito será paga integralmente pela mineradora e consta no acordo assinado com o governo federal e os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo.


Segundo estimam as partes, a Samarco deverá desembolsar aproximadamente R$ 20 bilhões para recuperar toda a bacia do Rio Doce, em um período de 15 anos.


O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, disse que os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu serão reconstruídos com edificações sustentáveis.


Ele também informou que, como medida compensatória, haverá tratamento de toda a rede de esgoto de Mariana.


A barragem da mineradora Samarco rompeu em 5 de novembro de 2015, deixando 19 mortos. A tragédia, que trouxe prejuízos a diversos municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo, também causou a destruição de vegetação nativa e a poluição das águas da bacia do Rio Doce.

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo