logo Radioagência Nacional
Geral

Samarco negocia terreno para erguer nova Bento Rodrigues

Baixar
Léo Rodrigues
29/03/2016 - 11:25
Belo Horizonte

Os antigos moradores de Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG) arrasado pelos rejeitos da barragem da Samarco, que se rompeu em novembro do ano passado, aprovaram o local onde será reerguida a nova comunidade.


Segundo a prefeitura de Mariana é provável que as fundações já estejam preparadas para as obras ainda neste semestre.


O terreno pertence à siderúrgica Arcelor Mittal, que confirmou em nota ter estabelecido um diálogo “em estágio avançado para venda do terreno a Samarco".


A reconstrução do distrito será paga integralmente pela mineradora e consta no acordo assinado com o governo federal e os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo.


Segundo estimam as partes, a Samarco deverá desembolsar aproximadamente R$ 20 bilhões para recuperar toda a bacia do Rio Doce, em um período de 15 anos.


O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, disse que os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu serão reconstruídos com edificações sustentáveis.


Ele também informou que, como medida compensatória, haverá tratamento de toda a rede de esgoto de Mariana.


A barragem da mineradora Samarco rompeu em 5 de novembro de 2015, deixando 19 mortos. A tragédia, que trouxe prejuízos a diversos municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo, também causou a destruição de vegetação nativa e a poluição das águas da bacia do Rio Doce.

x