Começa neste domingo, no Mato Grosso, a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. Esta fase termina no dia 31 de maio.
A intenção é imunizar 12 milhões de cabeças. O lançamento oficial foi realizado nesta sexta-feira, no município de Santo Antônio de Leverger.
O produtor deve vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, de 0 a 24 meses de idade, com exceção das propriedades do baixo Pantanal, que pela dificuldade no manejo dos animais no período de cheia tem a prerrogativa de realizar a vacinação no mês de novembro ou quando houver saída de animais da propriedade.
O Mato Grosso é reconhecido há 20 anos como área livre da febre aftosa. O estado possui o maior rebanho bovino comercial do país, com mais de 29 milhões de cabeças. A comunicação da vacinação precisa ser feita até 10 de junho, nos escritórios do Indea - Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso.
O produtor que atrasar a comunicação não pode emitir Guia de Trânsito Animal por um período mínimo de 30 dias. Quem não vacinar o rebanho dentro do período da campanha pagará multa de 2,25 em Unidade Padrão de Fiscal, por cabeça de gado não vacinado.
Oitocentas propriedades localizadas na fronteira seca entre Brasil e Bolívia, nos municípios de Cáceres, Pontes e Lacerda, Porto Espiridião e Vila Bela da Santíssima Trindade, terão o acompanhamento de 22 equipes do Indea.
Um rebanho de 200 mil cabeças terá acompanhamento vacinal pelos técnicos do serviço de defesa sanitária estadual. A área é considerada de maior vulnerabilidade.