Morre aos 81 anos Billy Paul, pioneiro da soul music

Publicado em 25/04/2016 - 18:16 Por Lícia Marques - Brasília

O cantor norte-americano Billy Paul morreu neste domingo (24), em casa, aos 81 anos, em Nova Jersey, Estados Unidos. A informação foi divulgada na página dele na internet.

 

Nascido Paul Williams em 1º de dezembro de 1934 na Filadélfia, Billy Paul lançou seu primeiro álbum, Feelin Good at Cadillac Club, em 1968 e foi reconhecido como pioneiro da soul music e do rithyhm and blues.

 

Ao lado de Charlie Parker e Nina Simone, entre outros grandes artistas negros, o cantor se destacou por suas letras socialmente conscientes. Seu maior sucesso foi Me And Mrs Jones. Gravada em 1972, vendeu dois milhões de discos e conquistou um Grammy, prêmio considerado o Oscar da música norte-americana.

 

Em agosto de 2015, ele afirmou ao jornal Diário de Pernambuco que o carnaval inspirou os arranjos de Your Song, composta por Elton John em 1972. Billy Paul regravou a canção, um de seus maiores sucessos, usando compassos do frevo.

 

Billy Paul gostava muito do Brasil e visitou o país várias vezes. No Rio de Janeiro e São Paulo, frequentava diversos bares e foi o primeiro artista internacional a se apresentar no Parque Madureira, Zona Norte carioca, onde levantou o público com outro grande sucesso: July, July.

 

Sua última apresentação no país foi no Soul Mates Festival, em São Paulo, que ocorreu em agosto do ano passado.

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo