O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, anunciou nessa quarta-feira a criação de um Comitê Executivo de Coordenacão e Controle de Fronteiras. O comitê vai reunir os Ministérios da Defesa, Justiça e Cidadania, e Relações Exteriores, com apoio da Polícia Federal, Receita Federal, Abin e Forças Armadas.
O ministro das Relações Exteriores, José Serra, destacou que a ideia é promover ações integradas e permanentes para combater delitos que passam pela fronteira, como contrabando de armas, tráfico de drogas e de mercadorias.
O ministro da Defesa, Raul Jungman, disse que as Forças Armadas vão realizar nos próximos dias outra etapa da Operação Agata nas fronteiras. A iniciativa vai envolver 15 mil homens, 27 aeronaves, oito navios e 80 lanchas, a um custo de R$ 9 milhões.
O objetivo é alcançar todas as fronteiras para assegurar a realização tranquila dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Jungman anunciou também que o governo vai alugar de Israel um satélite de baixa altitude, para acompanhar do espaço toda a movimentação nas fronteiras com alta resolução.
As declarações dos ministros foram dadas após participarem de reunião convocada pelo presidente interino Michel temer, no Palácio do Planalto.