Hoje é o Dia Internacional de Doação do Leite Humano. Mas bem que a data poderia ser chamada de Dia da gratidão ao amor maior. Dia da generosidade de quem abre o peito e o coração para alimentar os seres mais indefesos da face da Terra. Mamíferos diferenciados, que têm a mais longa infância do processo evolutivo das demais espécies.
Por isso, hoje, gostaria que vocês me permitissem uma dedicatória àquela que foi mãe de leite de minha filha mais velha: Mirella.
Falo de uma "pessoa mais maior de grande",(como diria na música, Gonzaguinha): Vera Lessa Catalão, humanista de corpo e alma que, enquanto Doutora em Ciência da Educação na Universidade de Brasília, faz das águas da vida matriz pedagógica.
Talvez por isso ela tenha me ensinado tão rapidamente a acreditar que seríamos capazes de salvar Mirella de sua prematuridade e de minha total insegurança diante de um diagnóstico difícil que, nas palavras dos pediatras, só encontraria solução no leite de meu peito que ficou murcho, de repente, tamanho o susto. Não fosse Verinha, com aquela fonte imensa, fonte de leite eu não estaria aqui agradecendo à vida de minha filha à ela ! Obrigada minha amiga ! Bem -vinda, ao Viva Maria.
Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.