Moraes vota por condenar Roberto Jefferson a nove anos de prisão
![Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil Roberto Jefferson fala à imprensa no Palácio do Planalto](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (stf), votou, nesta segunda-feira (9), para condenar o ex-deputado Roberto Jefferson a nove anos, um mês e cinco dias de prisão, na ação penal em que ele responde pelos crimes de calúnia, homofobia, incitação ao crime e tentativa de impedir o livre exercício dos poderes.
Na denúncia, a Procuradoria-Geral da República (PGR), alegou que o ex-parlamentar, por meio de vídeos publicados nas redes sociais, incentivou a população a invadir o Senado, fazer agressões físicas contra senadores da CPI da Pandemia e a explodir o prédio-sede do TSE.
O ministro Alexandre de Moraes entendeu que as declarações foram uma ameaça ilegal aos ministros do Supremo e aos senadores.
A defesa de Roberto Jefferson alegou incompetência da Corte para julgar o ex-deputado e cerceamento de defesa.
O ex-parlamentar foi preso em outubro de 2022, após resistir ao cumprimento de um mandado de prisão decretado pelo Supremo. O ex-deputado disparou tiros e lançou granadas contra policiais federais que foram a sua residência, no Rio de Janeiro.
O julgamento ocorre em plenário virtual do STF, até esta sexta-feira (13).
* com informações da Agência Brasil
![Corpo de bombeiros Militar/MG Brasília (DF) 21/12/2024 - Acidente envolvendo ônibus que vinha de São Paulo, durante o trajeto, o ônibus estourou o pneu e o motorista perdeu o controle da direção batendo contra uma carreta, na BR 116, Km 286, na localidade de Lajinha, em Teófilo Otoni.
Foto: Corpo de bombeiros Militar/MG](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Economia, Moeda, Real,Dinheiro, Calculadora](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Washington Alves/Proibida reprodução Os trabalhadores da montadora Fiat Chrysler Automobiles constroem um modelo Argo 2020, em meio à disseminação da doença por coronavírus (COVID-19), na fábrica de montagem em Betim](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 29/10/2024 - O secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, se reuniu com o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), pós episódios de violência na capital fluminense. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, ajudou a reduzir violência policial,trazendo resultados emblemáticos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)