História Hoje: Saiba mais sobre Ray Charles, considerado pioneiro do jazz

Publicado em 10/06/2016 - 06:00 Por Apresentação Gláucia Gomes - Brasília

Há 12 anos morria em Los Angeles, nos Estados Unidos, Ray Charles, eleito pela revista Rolling Stone o segundo maior cantor de todos os tempos. Além de cantor, ele era pianista e considerado pioneiro da soul music, blues e jazz.

 

Ray Charles ficou cego aos sete anos de idade. Existem várias versões explicando a sua cegueira, sendo a mais aceita, uma infecção provocada por água com sabão nos olhos, deixada sem tratamento.

 

Foi na escola para cegos e surdos, na Flórida, que Ray Charles, aprendeu a escrever música e tocar vários instrumentos musicais, entre eles, o piano.

 

No final dos anos 40, Ray Charles, ainda adolescente, começou a carreira tocando piano e cantando em grupos de gospel.

 

Não demorou muito e trocou a música religiosa por baladas profanas, assinando em 1952 seu primeiro contrato com a Atlantic Records. Se dedicando ao rhythm and blues.

 

No entanto com a explosão do Rock & roll com Elvis Presley, em 1955, Ray Charles aproveitou a onda e lançou músicas como "I Got a Woman, "Talkin about You", "What I'd Say" e "Litle girl of Mine", que se transformaram em grandes sucessos.

 

Nessas canções ele reuniu elementos de rhythm and blues e gospel abrindo caminho para a soul music dos anos 60, transformando-o num astro do pop negro.

 

Ray Charles não se prendeu a nenhum gênero musical. Conviveu com o jazz, gravou soul music, baladas românticas e Rock & Roll. Nesta fase, ele fez sucesso com canções como "Unchain My Heart", "Ruby", " Cry Me a River", "Georgia On My Mind" e baladas country tais como "Sweet Memories", e seu maior sucesso comercial, "I Can't Stop Loving You", de 1962.

 

As interpretações de Ray Charles sempre foram apreciadas não importando as músicas que cantava.

 

A genialidade do artista, registrada em seus discos, dava a ele uma aura especial evidenciada em suas apresentações ao vivo. A sua musicalidade, a beleza e a graça deixavam o publico extasiado.

 

Ray Charles morreu em 2004 em Beverly Hills, aos 73 anos, vítima de uma doença no fígado.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Política

Presidente do Solidariedade se entrega à Polícia

Eurípedes Macedo Jr. é alvo da operação “Fundo do Poço", da Policia Federal, e acusado de desvios de recursos do fundo partidário e eleitoral do PROS, o Partido Republicano da Ordem Social.

Baixar arquivo
Geral

Lula se reúne com empresa responsável por apagões em SP, RJ e CE

Segundo o presidente, representantes da Enel assumiram o compromisso de ampliar investimentos no Brasil e prometeream que não haverá mais apagões nas regiões onde a empresa italiana fornece e energia. 

Baixar arquivo
Geral

Rio Grande do Sul volta a enfrentar chuvas

Vai chover em várias regiões do estado até terça-feira (18). Mesmo não sendo tão intensas quanto as de maio, volume de água preocupa.

Baixar arquivo
Educação

Enem 2024 tem 5 milhões de inscritos

O Inep divulgou o balanço de inscrições para o Enem 2024, mas número final de candidatos só vai ser conhecido depois do prazo extra de inscrição para moradores do Rio Grande do Sul que termina no dia 21 de junho. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo cria sala de situação para enfrentrar secas e incêndios

O governo federal instalou uma sala de situação preventiva, para tratar sobre a seca e o combate a incêndios, especialmente no Pantanal e na Amazônia.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chuvas deixam cidades pernambucanas em estado de alerta

Recife está em alerta laranja por causa das chuvas que atingiram a cidade entre sexta (14) e  sábado (15). Em outros muncípios de Pernambuco, as chuvas foram ainda mais intensas e ficaram acima de 100 milímetros. 

Baixar arquivo