logo Radioagência Nacional
Geral

Polícia Federal apura fraudes em projetos da Lei Rouanet

Baixar
Cátia Rodrigues
28/06/2016 - 12:54
São Paulo, SP

A Polícia Federal deflagrou na madrugada de hoje (28) a Operação Boca Livre para apurar o desvio de recursos federais em projetos culturais com benefícios de isenção fiscal previstos na Lei Rouanet.

 

São cumpridos 14 mandados de prisão temporária e 37 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Trabalham no caso 124 policiais federais. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal em São Paulo.

 

No final da manhã, foi concedida entrevista coletiva com um balanço da operação, realizada em conjunto pela PF, Ministério da Transparência (antiga Controladoria-Geral da União) e Ministério Público Federal.

 

Segundo a denúncia, eventos corporativos, shows com artistas famosos em festas privadas para grandes empresas, livros institucionais e até mesmo uma festa de casamento foram custeados com recursos da Lei Rouanet.

 

* Em nota oficial, o Ministério da Cultura informou que "as investigações para apuração de utilização fraudulenta da Lei Rouanet têm o apoio integral do Ministério da Cultura (MinC), que se coloca à disposição para contribuir com todas as iniciativas no sentido de assegurar que a legislação seja efetivamente utilizada para o objetivo a que se presta, qual seja, fomentar a produção cultural do país".

x