Viva Maria: Médica explica mudanças nas regras para cesáreas

Publicado em 29/06/2016 - 08:58 Por Apresentação Mara Régia - Brasília, DF

Viva Maria festeja o nascimento da minha xará, filha da amiga Jocilene do Garimpo do Sudário, no estado do Pará! Pelo WhatsApp, acabo  de receber a foto onde Régia aparece com as bochechas cor de rosa e olhinhos ainda fechados! Não vai faltar tempo para ela ver o mundo! Por enquanto, todo o universo da nossa menina é o peito da mãe!


A Jocilene não mandou informações importantes como, por exemplo, se o parto foi cesária e se a gestação foi de 39 semanas. Digo isso porque o Conselho Federal de Medicina (CFM) acabou de anunciar uma nova resolução que determina que o parto cesário só pode ser realizado a partir de 39 semanas de gestação. Antes, o tempo estipulado para o procedimento era de, no mínimo, 37 semanas. Sobre essa reorientação do CFM, Viva Maria entrevista a médica Esther Vilela Albuquerque, Coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde.

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo