História Hoje: Ex-União Soviética testou míssil intercontinental há quase 6 décadas

Publicado em 26/08/2016 - 06:00 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

Há 59 anos, a extinta União Soviética anunciou que realizou um teste bem-sucedido de um míssil balístico intercontinental capaz de atingir qualquer lugar do planeta.

 

Depois da Segunda Guerra Mundial, as duas maiores potências mundias, Estados Unidos e União Soviética, investiram no aperfeiçoamento da tecnologia de mísseis de longa distância, capazes de carregar ogivas nucleares.

 

Os cientistas norte-americanos e soviéticos, com base no sucesso alcançado pela Alemanha nazista no desenvolvimento dos foguetes V1 e V2, que atacam a Grã-Bretanha nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, travaram uma disputa para melhorar o alcance e a precisão desses mísseis.

 

Os soviéticos, quando anunciaram o sucesso do lançamento do míssil intercontinental, que alcançou uma grande distância num curto período de tempo e atingiu o alvo planejado, não divulgou os detalhes do experimento.

 

Alguns analistas dos Estados Unidos duvidaram do sucesso alegado pelo país rival, mesmo assim, as informações dos testes bem-sucedidos das bombas atômicas aumentaram as preocupações dos norte-americanos.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo