Para muitas mulheres que estão em tratamento contra o câncer perder os cabelos é uma parte dolorosa na luta contra essa terrível doença. Vilma Moreira passou por todo esse processo. E ver os cabelos caindo é o efeito colateral mais sério de todo o tratamento, de acordo com ela.
Sonora: “O diagnóstico veio apalpando o seio. Senti um caroço e, ai, fui diagnosticada com câncer. Mas o efeito colateral que eu mais senti foi a queda de cabelo.”
Para amenizar essa dor e proporcionar mais força na batalha contra o câncer, acontece em Palmas uma arrecadação de fios por meio do projeto Doe Cabelos. A expectativa é reunir mais de 50 voluntários, destacou Tássia Ribeiro, coordenadora de Saúde do Senac.
Sonora: “Na verdade, o projeto Doe Cabelos é uma parceria com a Associação Palmas para a Vida, que representa o Hospital Câncer de Barretos, aqui em palmas. Então, estamos captando esses cabelos e eles vão encaminhar para a confecção de perucas. Vai representar muito na vida dessas pessoas por elas estarem em tratamento contra o câncer. Nós sabemos que afeta muito a imagem pessoal, isso vai melhorar muito a autoestima dessas pessoas que vão ser beneficiadas.”
Tássia explicou que para doar é preciso apenas ser solidário e possuir 10 centímetros de comprimento de cabelo.
Sonora: “Pode ser qualquer tipo de cabelo. A ação vai acontecer no dia 24 de outubro, das 14h às 17h no salão do Senac Palmas.”
O projeto Doe Cabelos é uma realização do Senac em uma alusão ao Outubro Rosa. Além de arrecadar os fios que serão transformados em perucas e doados ao hospital de barretos, a ação tem o objetivo de alertar a sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Todos os voluntários vão ganhar de presente um ensaio fotográfico.
*Repórter da 96 FM, de Palmas