Comissão vistoria zoológico do Rio para checar condições de animais

Rio de Janeiro

Publicado em 30/11/2016 - 08:51 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Em nova vistoria realizada nessa terça-feira (29) no zoológico do Rio de Janeiro, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ não constatou nenhuma irregularidade em relação ao tratamento, alimentação e acomodação dos cerca de 1.300 bichos que vivem no local.

 

De acordo com o presidente da Comissão, Reynaldo Velloso, os integrantes da OAB analisaram as condições em que os animais estão vivendo, após o início das obras de melhorias.

 

A visita aconteceu após a Justiça autorizar o Grupo Cataratas a voltar a administrar o zoológico. A liminar que interrompia a concessão para a iniciativa privada foi suspensa nessa segunda-feira (28).

 

Com a decisão, o grupo retomou as obras de revitalização do espaço e ampliação dos recintos dos animais.

 

Para Reynaldo, a decisão do Tribunal de Justiça do Rio é motivo de comemoração, já que uma eventual saída da empresa representaria sérios riscos à integridade dos animais.

 

O contrato com a concessionária do Zoológico voltou a valer, mas provisoriamente, já que o mérito da decisão ainda será julgado.

 

Em outubro deste ano, uma liminar suspendeu a concessão do zoológico três dias após o Grupo Cataratas assumir a administração do espaço.

 

A decisão considerou que a prefeitura, em vez de promover reformas necessárias, “resolveu privatizar o Jardim Zoológico, vendendo aquele bem público de valor inestimável”.

 

Em janeiro, o zoológico chegou a ser interditado pelo Ibama.

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo