Leonardo Meirelles é o primeiro a percorrer o Brasil usando apenas a força humana

Publicado em 19/11/2016 - 09:18 Por Patrícia Leite - Brasília

Leonardo Meirelles é administrador de imóveis, tem 51 anos. É o primeiro brasileiro a conhecer todo o território nacional usando apenas a força humana.

 

O multiatleta percorreu o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste e não foi avião ou de carro. Leonardo partiu para o desafio de conhecer o Brasil em busca da realização pessoal. E fez tudo a pé, de bicicleta ou de caiaque.

 

Sonora: “Fiquei muito contente de estar fazendo uma coisa inédita e de ter ganho, de ter sido o primeiro do mundo a fazer isso.”

 

A missão foi realizada em duas etapas. A primeira foi em 2014 quando cruzou o país de Norte a Sul. Foram mais de 6 mil quilômetros, do Marco 11A, do Monte Caburai, até Santa Vitória do Palmar, no Arroio do Chuí.

 

Este ano, ele fez de Oeste a Leste, do marco 76 até Ponta do Seixas. Mais de 5 mil quilômetros. Fácil? Não foi.

 

Sonora: “A Oeste-Leste, nela foram as estradas de terra. Peguei uns 1,5 mil quilômetros de terra. Muita trepidação, muito calor também, umidade do ar baixa. Essas foram as maiores dificuldades. Além de registro de assaltos também.”

 

Ele levou 265 dias pelo Brasil. Foram 247 mil quilômetros remando, 68 mil caminhando e 12 mil pedalando. E de perder peso ele entende bem. Nas duas aventuras, foram 20 quilos a menos. E não foi só isso. Ficou doente, teve mais de 16 gripes, cansaço, sinusites e muita frustração também. Por falta de apoio e patrocínio.

 

Sonora: “Fiquei muito frustrado por não conseguir apoio nenhum. Não consegui editora pra publicar um livro. Não consegui patrocinadores. Tudo por conta própria.”

 

Mas, no final, sentiu orgulho do que fez e já tem novas metas.

 

Sonora: “Pretendo fazer um filme, um documentário sobre as duas viagens. Eu tenho cerca de 60 horas de vídeo e 60 mil fotos.”

 

Com ou sem patrocínio, Leonardo Meirelles segue em frente. Acumulando lembranças, fotos, vídeos, escrevendo seu livro, contando tudo o que viu e passou e por que não dizer, fazendo novos planos.


*Colaborou: Natália Mendes

Últimas notícias
Geral

Fim de semana chuvoso pode prejudicar reconstrução de estradas no RS

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que o solo já encharcado, sem vegetação, e as novas chuvas podem reverter os trabalhos nas estradas.

Baixar arquivo
Geral

Rio: Estação Leopoldina vai passar por uma revitalização

A histórica Estação Leopoldina, situada no coração da capital fluminense, está prestes a passar por uma revitalização significativa, abrigando uma variedade de empreendimentos.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas RS:  126 pessoas perderam suas vidas, segundo a Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil, 126 pessoas perderam suas vidas e mais de 1,9 milhão foram impactadas pelas intensas chuvas e enchentes que assolam o Rio Grande do Sul há quase duas semanas.

O panorama atualizado do estado foi divulgado na noite desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

RS: Novas chuvas representam ameaça aos esforços de recuperação

As intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, com previsão de continuação durante o final de semana, representam uma ameaça significativa aos esforços de recuperação do estado.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas RS: solidariedade move iniciativas de doações pelo país

A solidariedade está em alta, ecoando não apenas no ar, mas também nas estradas, águas e, sobretudo, nos corações das pessoas comuns em todo o Brasil, consternadas com as enchentes que assolaram mais de 80% das cidades gaúchas.

Baixar arquivo
Justiça

Marielle foi assassinada para proteger interesses da milícia, diz PGR

A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal conclui que o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018, teve como motivação a proteção de interesses econômicos de milícias e a intimidação de ativida

Baixar arquivo