Situação tranquila nesta terça-feira no Horto, zona sul da cidade. O policiamento no local foi reforçado após uma operação de reintegração de posse para cumprir um mandado de desocupação de uma casa na região, que fica nos limites do Jardim Botânico. Houve tumulto e policiais militares chegaram a usar bombas de efeito moral.
Nesta terça-feira, moradores fizeram uma vigília em frente ao portão da comunidade. A vice -presidente da Associação de Moradores do Horto, Emília de Sousa disse que a tentativa de retomar a área foi violenta .
Neuza é filha de funcionários concursados do Ministério da Agricultura. Ela conta q seus pais tiveram permissão para construir casas no Horto e argumenta que tem uma documentação que assegura o direito de morar ali.
Na noite desta segunda-feira, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico foi alvo de um atentado no setor de Compostagem. Uma bomba foi lançada sobre um veículo de serviço.
Cerca de 25 homens encapuzados invadiram o setor, renderam o segurança do local e roubaram uma arma, um rádio de comunicação e dois celulares. A invasão se estendeu até a madrugada desta terça-feira e por este motivo o Jardim Botânico permaneceu fechado durante todo o dia.
A União tenta recuperar a área original do Horto desde os anos 80. Em 2013, o Governo Federal fez um relatório sobre o Jardim Botânico e elaborou um plano com base em documentos técnicos e históricos.