Cerca de 70% da população brasileira teme ser vítima da violência policial. A constatação foi feita em um levantamento realizado pelo Instituto Data folha a pedido do Fórum Brasil de Segurança Pública (FBSP ) divulgado nesta quarta-feira (2).
Os pesquisadores ouviram, no mês de agosto, 3,6 mil pessoas em 217 municípios brasileiros de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Conforme a pesquisa, 59% das pessoas têm medo de ser abordadas de forma agressiva por policiais civis e 53%, por policias militares, justamente as corporações que são responsáveis pela investigação e combate aos crimes.
Entre os jovens de 16 a 24 anos, o temor de sofrer uma investida violenta, durante ação policial, varia de 60% a 67%. Outra informação divulgada é a de que os policiais brasileiros morrem mais fora do horário de trabalho do que a serviço da corporação, porque, muitas vezes, enfrentam criminosos, reagindo a assaltos e roubos, sem estar protegidos.
Os dados do estudo irão constar no anuário brasileiro de segurança pública, a ser divulgado nesta quinta-feira (3) e contribuir para elaborar um novo modelo de atuação da força policial no país.