logo Radioagência Nacional
Geral

Empresas do Rio suspendem Bilhete Único Intermunicipal por falta de pagamento do governo

Transporte
Baixar
Nanna Pôssa
03/12/2016 - 11:00
Rio de Janeiro

O desconto do Bilhete Único Intermunicipal vai ser cancelado a partir desta segunda-feira(5). Os usuários não vão ter mais tarifas integradas em barcas, metrô, ônibus, trem e vans legalizadas.

 

O comunicado da CCR Barcas, Fetranspor, Metrô Rio e SuperVia afirma que o desconto tarifário referente ao Bilhete Unico Intermunicipal será suspenso até que o pagamento do subsídio seja normalizado pelo governo do estado.

 

Segundo as concessionárias a suspensão está prevista na Lei estadual que regulamenta o bilhete único. As concessionárias dizem ainda que sem o repasse regular do subsídio é inviável manter o Bilhete Único Intermunicipal. Mesmo com a suspensão do benefício, os cartões de transporte continuarão a ser aceitos, mas sem os descontos de integração do bilhete único.

 

Já a Secretaria Estadual de Transportes afirmou que está tomando as medidas cabíveis para restabelecer o benefício à população. Mas não respondeu quais seriam estas medidas.

 

A nota diz ainda que desde 2010, quando o programa foi criado, o governo do estado fez todos os pagamentos no dia seguinte à utilização pelos usuários, sem qualquer atraso desde então.

 

Segundo a  Secretaria de Transporte diz que apenas nesta semana, por conta do agravamento da crise financeira e aos permanentes arrestos às contas do estado, o governo ficou impossibilitado de fazer o repasse aos modais.

x