Em visita a Manaus, comitiva de direitos humanos busca soluções para crise carcerária

Manaus

Publicado em 26/01/2017 - 10:05 Por Bianca Paiva - Manaus

Uma comitiva da Secretaria Especial de Direitos Humanos, do Ministério da Justiça, esteve em Manaus, nesta quarta-feira (25), para discutir soluções para a crise no sistema penitenciário do Amazonas.


A reunião aconteceu na sede da Defensoria Pública do Estado, com a participação da secretária da pasta, Flávia Piovesan, de representantes de órgãos nacionais e estaduais que atuam na defesa dos direitos humanos.


Na pauta estavam temas como a situação das pessoas privadas de liberdade, o apoio aos familiares dos mais de 60 mortos na rebelião ocorrida no início desse mês e medidas de prevenção e combate à tortura. A secretária destacou que as medidas discutidas para o Amazonas, vão servir de modelo para outros estados.


Sonora: “Foi uma reunião frutífera, construtiva. Essa reunião foi de diálogo. Foi uma reunião que permitiu identificar, reunir estratégias para o adequado e eficaz enfrentamento desse problema tão complexo que alcança o estado do Amazonas e até do Brasil como um todo, que é o colapso do sistema penitenciário. As medidas, aqui, pioneiras, adotadas, servirão de inspiração para que políticas públicas nas demais unidades federativas possam ser implementadas.”


Durante a reunião, o defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, informou que está sendo planejado um mutirão carcerário no estado para avaliar, principalmente, a situação de pessoas que estão presas indevidamente.


Sonora: “Esse projeto ainda não está fechado. Tivemos visitas de vários órgãos que vão colaborar com essa ação. Até o fim do mês, teremos data, quantitativo… Virão mais ou menos entre 40 a 50 defensores de outros estados. Não está fechado esse número. Mas teremos mais ou menos 100 defensores para analisar a situação dos presos da capital e apresentar um diagnóstico para os poderes públicos a fim de melhorar esse problema que o sistema carcerário hoje enfrenta.”


Após o encontro, a comitiva se reuniu com familiares das vítimas da rebelião ocorrida no dia 1º de janeiro no Compaj, Complexo Penitenciário Anísio Jobim.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo