Entrevista: Saiba como é o combate à praga Amaranthus Palmeri em MT

Entrevista

Publicado em 03/01/2017 - 20:30 Por Apresentação: Aírton Medeiros - Brasília

Representantes da Embrapa,  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) estão desenvolvendo uma série de ações de monitoramento, controle e tentativa de erradicação da planta daninha Amaranthus palmeri em Mato Grosso.

 

Nesta entrevista ao programa Brasil Rural, das Rádios Nacional AM, Nacional da Amazônia, e Nacional do Alto Solimões, a pesquisadora da Embrapa Agrossilvipastoril em Sinopi (MT,) Fernanda Ikeda, explica como começou a disseminação: "Nossa primeira ocorrência da Amaranthus vem de 2014. Ela é uma espécie originária do centro-sul dos EUA e do norte do México com alta resistência ao herbicida glifosato e aos inibidores de ALS. É uma planta que se desenvolve bem e produz uma grande quantidade de sementes, que podem ficar até 17 anos no solo. A praga vem sendo disseminada principalmente pelo maquinário de colheita vindo do exterior".

 

A Amaranthus palmeri é um dos principais problemas em áreas produtoras de algodão dos Estados Unidos.

 

Na Argentina também está disseminada em grandes áreas.

 

Estima-se que essa planta daninha tem potencial de reduzir a produtividade de lavouras de soja, milho e algodão em até 90%.


Com informações das Rádios EBC

 

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo