Estados do Norte e Nordeste estão proibidos de capturar caranguejo-uçá

Andada

Publicado em 24/01/2017 - 09:11 Por Maíra Heinen - Brasília

A captura de caranguejo-uçá está proibida em alguns estados do Norte e Nordeste durante o período conhecido como “andada”, época reprodutiva em que os caranguejos machos e fêmeas saem das tocas para acasalamento e liberação de ovos. 


A instrução normativa assinada em conjunto pelos ministros Blairo Maggi, da Agricultura, e Sarney Filho, do Meio Ambiente, foi publicada nessa segunda-feira (23), no Diário Oficial da União.


Na região da Amazônia Legal, Pará e Maranhão estão na lista. 


A instrução traz as datas de lua cheia e lua nova, de janeiro a março, quando acontece a reprodução da espécie. 


Além da captura, também ficam proibidos o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização desses animais. 


Quem atua com manutenção em cativeiro pode realizar essas atividades durante os períodos de "andada", apenas se fornecerem até o último dia útil que antecede a época de reprodução, a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados ou pré-cozidos.

Últimas notícias
Meio Ambiente

Marina Silva diz que Brasil vive um "terrorismo climático"

O Brasil é líder na América do Sul no número de incêndios em 2024. São 182 mil focos de queimada, mais de 50% das ocorrências na região.

Baixar arquivo
Saúde

Dia de conscientização destaca importância do diagnóstico de linfomas

O linfoma é um tipo de câncer que aflige mais de 735 mil pessoas, por ano, em todo o mundo. A doença afeta as células responsáveis por proteger o corpo de infecções. Para lembrar a importância do diagnóstico, neste domingo, 15 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas.

Baixar arquivo
Política

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo
Geral

Inpe aponta que focos de incêndio caíram pela metade no país

De sexta para sábado, houve uma redução de 56%, passando de 5.500 para 2.400. Os dados são do Programa de Queimadas do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Baixar arquivo
Saúde

Cidade de São Paulo está em alerta para índice de raios ultravioleta

Os paulistanos terão de redobrar o cuidado com a pele e evitar exposição ao Sol a partir da próxima quinta-feira, dia 19. Isso porque a cidade de São Paulo atingirá o IUV, Índice Ultravioleta 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo