logo Radioagência Nacional
Geral

Moradores desocupam prédio no centro do Rio

Reintegração
Baixar
Lígia Souto
31/01/2017 - 19:19
Rio de Janeiro

A Polícia Militar realizou, na manhã desta terça-feira(31), uma operação de reintegração de posse em um prédio localizado na Lapa, região central do Rio de Janeiro, na Rua Visconde do Rio Branco, que ficou interditada durante a ação.

 

O edifício de quatro andares foi ocupado, segundo a Defensoria Pública do estado, há cerca de um ano por aproximadamente 20 famílias. Após a ordem de despejo, as famílias iniciaram a retirada dos pertences do local. Com a mediação da Defensoria Pública do estado e de autoridades do Poder Público, a Polícia Militar não precisou entrar no edifício.

 

Durante ação, que durou cerca de três horas, houve um princípio de tumulto, que foi rapidamente controlado.

 

A defensora pública do Estado, Adriana Bevilaqua, que acompanha o caso, disse que as famílias que ocuparam o prédio vivem em situação de extrema precariedade e que não tem como solucionar a questão habitacional por conta própria.

 

Uma das moradoras do edifício, Aline Aparecida, que está desempregada, disse que saiu da casa da mãe para ocupar o espaço em busca de mais independência. Ela sabia, no entanto, que precisaria deixar o local a qualquer momento e afirmou que as famílias, muitas com crianças pequenas, não têm para onde ir.

 

A prefeitura ofereceu um abrigo na Ilha do Governador, mas as famílias consideram o local distante do centro, onde a maioria trabalha como camelô. A Defensoria Pública, que segue monitorando a ação, quer que os objetos dos moradores sejam levados a locais indicados por eles, no serviço de frete disponibilizado pelo dono do imóvel.

x