Moradores desocupam prédio no centro do Rio

Reintegração

Publicado em 31/01/2017 - 19:19 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Polícia Militar realizou, na manhã desta terça-feira(31), uma operação de reintegração de posse em um prédio localizado na Lapa, região central do Rio de Janeiro, na Rua Visconde do Rio Branco, que ficou interditada durante a ação.

 

O edifício de quatro andares foi ocupado, segundo a Defensoria Pública do estado, há cerca de um ano por aproximadamente 20 famílias. Após a ordem de despejo, as famílias iniciaram a retirada dos pertences do local. Com a mediação da Defensoria Pública do estado e de autoridades do Poder Público, a Polícia Militar não precisou entrar no edifício.

 

Durante ação, que durou cerca de três horas, houve um princípio de tumulto, que foi rapidamente controlado.

 

A defensora pública do Estado, Adriana Bevilaqua, que acompanha o caso, disse que as famílias que ocuparam o prédio vivem em situação de extrema precariedade e que não tem como solucionar a questão habitacional por conta própria.

 

Uma das moradoras do edifício, Aline Aparecida, que está desempregada, disse que saiu da casa da mãe para ocupar o espaço em busca de mais independência. Ela sabia, no entanto, que precisaria deixar o local a qualquer momento e afirmou que as famílias, muitas com crianças pequenas, não têm para onde ir.

 

A prefeitura ofereceu um abrigo na Ilha do Governador, mas as famílias consideram o local distante do centro, onde a maioria trabalha como camelô. A Defensoria Pública, que segue monitorando a ação, quer que os objetos dos moradores sejam levados a locais indicados por eles, no serviço de frete disponibilizado pelo dono do imóvel.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Tiffani Marinho vence prova de 400m rasos na Holanda

A brasileira Tiffani Marinho, que é campeã sul-americana dos 400m rasos, venceu no Meeting de Leiden, na Holanda, obtendo o tempo de 52s.64 nos 400m.

A atleta vinha de um sexto lugar na Liga de Diamante de Roma.

Baixar arquivo
Esportes

Márcio Guedes comenta o momento nada favorável do Flamengo no Equador

O Flamengo está vivendo, de fato, um período complicado no país. Goleada, vexame, jogadores afastados por Covid, técnico sob pressão e até um vulcão em erupção. E a Conmebol nem aceitou conversar para possível adiamento do jogo de hoje contra o Barcelona de Guayaquil. Mas o time tem elenco para superar tudo isso, diz o comentarista

Baixar arquivo
Justiça

Crivella diz que vai recorrer de decisão que pode deixá-lo inelegível

Na ocasião, houve  um comício na quadra da escola de samba, que de acordo com as denúncias, foi usado para apresentar candidatos para servidores da Companhia de Limpeza Urbana, entre eles, o próprio filho do prefeito, Marcelo Crivella que concorria a deputado federal, mas não se elegeu. O aluguel para usar o espaço teria sido pago pela prefeitura. 

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova 32 indicações de diplomatas brasileiros

Comissão do Senado federal aprovou todas as 32 indicações do Poder Executivo de diplomatas para chefiar embaixadas do Brasil no exterior ou representar o país em organismos internacionais.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Chegada da primavera será celebrada em sessão virtual de planetários

A chegada da primavera será celebrada, nesta terça-feira (22)  com um evento virtual, organizado por planetários de todo o país.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento e queimadas são discutidos em audiência pública do STF

Evento foi convocado pelo ministro Luis Roberto Barroso como etapa de ação contra o governo federal sobre o Fundo Nacional sobre a Mudança do Clima. 33 representantes do governo e de instituições da sociedade civil ligados ao meio ambiente e aos direitos humanos participaram do primeiro dia de debates.

Baixar arquivo