Operação policial desocupa garimpo ilegal em Mato Grosso

Pontes e Lacerda

Publicado em 24/01/2017 - 13:14 Por Michelle Moreira - Brasília

Cerca de 100 agentes das forças de segurança do Mato Grosso participam hoje (24) da desocupação da área de garimpo ilegal na Serra da Borda, no município de Pontes e Lacerda, a cerca de 480 quilômetros de Cuiabá.


Aproximadamente 50 pessoas invadiram o local em dezembro do ano passado. Esta é a terceira grande ocupação irregular da área de propriedade da União. 


Desde o início da invasão, o secretário estadual de Segurança Pública, Rogers Jarbas, havia anunciado que o estado tinha condições de fazer a desocupação, mas não tinha capacidade de manter o policiamento ostensivo no local após a operação. 


Foi então solicitada reunião com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para pedir apoio da Força Nacional.


Mas, segundo o secretário, a agenda foi cancelada. Para evitar o crescimento da ocupação, o estado ordenou a operação de retirada das pessoas do local. 


O secretário diz que a ideia é que a desocupação seja da forma mais tranquila possível e que policiais serão mantidos no local por mais dez dias. 


Ainda sobre o garimpo ilegal, a Justiça Federal em Cáceres (MT), determinou que as forças policiais da União e do estado apresentem, em dez dias, projeto para desocupação e isolamento da área, sob pena de multa de R$ 50 mil por dia.


A Justiça também determinou a manutenção da desocupação com policiamento ostensivo, bem como retomada imediata da área pelas empresas que receberam autorização para explorar a pesquisa no local.


O secretário Rogers Jarbas alega que ainda não foi notificado da decisão judicial.


Por nota, o Ministério da Justiça informa que não tem como confirmar nenhuma informação relacionada ao garimpo ilegal em Pontes e Lacerda.

Últimas notícias
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

Morro da Capelinha terá 150 mil fiéis para acompanhar via-sacra no DF

A programação começa nesta quinta-feira com a encenação da Última Ceia . Na sexta, a Paixão de Cristo começa às 14h. 

Baixar arquivo
Economia

Turismo no carnaval gera mais de R$ 2,3 bilhões para o Rio de Janeiro

O valor considera despesas com hospedagem, restaurantes, entretenimento e compra de produtos. Entre os entrevistados, 92% estavam na cidade, entre os dias cinco e 19 de fevereiro, por lazer, férias e atraídos pela folia.

Baixar arquivo