Operação policial desocupa garimpo ilegal em Mato Grosso

Pontes e Lacerda

Publicado em 24/01/2017 - 13:14 Por Michelle Moreira - Brasília

Cerca de 100 agentes das forças de segurança do Mato Grosso participam hoje (24) da desocupação da área de garimpo ilegal na Serra da Borda, no município de Pontes e Lacerda, a cerca de 480 quilômetros de Cuiabá.


Aproximadamente 50 pessoas invadiram o local em dezembro do ano passado. Esta é a terceira grande ocupação irregular da área de propriedade da União. 


Desde o início da invasão, o secretário estadual de Segurança Pública, Rogers Jarbas, havia anunciado que o estado tinha condições de fazer a desocupação, mas não tinha capacidade de manter o policiamento ostensivo no local após a operação. 


Foi então solicitada reunião com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para pedir apoio da Força Nacional.


Mas, segundo o secretário, a agenda foi cancelada. Para evitar o crescimento da ocupação, o estado ordenou a operação de retirada das pessoas do local. 


O secretário diz que a ideia é que a desocupação seja da forma mais tranquila possível e que policiais serão mantidos no local por mais dez dias. 


Ainda sobre o garimpo ilegal, a Justiça Federal em Cáceres (MT), determinou que as forças policiais da União e do estado apresentem, em dez dias, projeto para desocupação e isolamento da área, sob pena de multa de R$ 50 mil por dia.


A Justiça também determinou a manutenção da desocupação com policiamento ostensivo, bem como retomada imediata da área pelas empresas que receberam autorização para explorar a pesquisa no local.


O secretário Rogers Jarbas alega que ainda não foi notificado da decisão judicial.


Por nota, o Ministério da Justiça informa que não tem como confirmar nenhuma informação relacionada ao garimpo ilegal em Pontes e Lacerda.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Botafogo vence Vasco e tem vantagem no jogo de volta da Copa do Brasil

O Botafogo saiu na frente no duelo com o Vasco pela quarta fase da Copa do Brasil. Em uma partida com poucas chances de gol, no Estádio Nilton Santos, o Alvinegro aproveitou melhor as oportunidades e venceu por 1 a 0, com gol de Babi.

Baixar arquivo
Geral

Semana de Trânsito reforça o papel de cada um para o bem coletivo

A cada 60 minutos, em média, pelo menos cinco pessoas morrem vítimas de acidente de trânsito no Brasil, segundo dados da pesquisa do CFM, o Conselho Federal de Medicina, realizada em 2019.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimados, sem comida ou casa: animais do Pantanal sofrem com fogo

Hoje, os bichos estão morrendo queimados ou sufocados. Também não conseguem refúgio ou alimento. Mas esse é só o começo, segundo especialistas: mesmo depois das chuvas, até os peixes vão sofrer com os incêndios florestais.

Baixar arquivo
Saúde

Números da Covid-19 desaceleraram no país na 2ª semana de setembro

No período analisado, o Brasil teve uma queda de 30% em relação à semana anterior. Mesmo assim,  o Brasil é o terceiro em número de casos e o segundo com a maior quantidade de mortes no mundo.

Baixar arquivo
Política

Em live, Bolsonaro diz que é contra privatizar Caixa e Banco do Brasil

Presidente também comentou decisão do STF sobre decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello de suspender um inquérito que apura as declarações do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro

Baixar arquivo
Geral

Amapá registra caso de raiva bovina após 12 anos

Animal foi contaminado em fazenda de Porto Grande, a 100 quilômetros da capital Macapá

Baixar arquivo