Rio usa interatividade para conquistar população na guerra contra o acúmulo de lixo nas praias
A Companhia de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb) começou uma campanha de conscientização sobre o descarte correto de lixo. A intenção da iniciativa é envolver o cidadão na manutenção da limpeza da praia. Para completar a interatividade, as pessoas poderão fotografar e compartilhar, nas redes sociais, suas fotos com a hashtag da campanha Praia Limpa. A ação faz parte do projeto Lixeira Parade, que visa chamar a atenção da população para o acúmulo de lixo, cujo problema se intensifica com a chegada do verão.
O projeto está com intervenções artísticas em bairros das zonas, norte , sul e oeste, até o final do verão. As obras ficam no Arpoador, ponto onde está fixada a hashtag da campanha. Os trabalhos foram feitos por grafiteiros como João Bives, que está expondo nove contêineres pintados por ele.
Sonora: “A partir do momento que a lixeira se torna colorida chama mais a atenção. A pessoa passa a valorizar e a enxergar.”
Depois da exposição no Arpoador, as obras serão colocados em pontos turísticos do Leme, Barra e Pontal. Em cada lixeira grafitada foi colocado um adesivo com a frase “Agora que você prestou atenção, descarte seu lixo corretamente”. Renato Sorriso e o grupo Chegando de Surpresa, formado por garis da Comlurb, também participaram do evento. Sorriso destaca a importância do grupo em campanhas como essa.
Sonora: “Quando você bota a palavra arte são duas pessoas interagindo. Arte é vida, é expressão de qualidade de quem quer viver bem. Quando você coloca as pessoas cantando, sambando, grafitando e até mesmo voando, você desperta a atenção das pessoas. A arte une os dois lados.”
Durante o verão, a operação de limpeza é intensificada com 620 garis. Eles recolhem o lixo e esvaziam os contêineres. Além disso, há em toda a orla carioca 3 mil lixeiras na faixa de areia e no calçadão, para facilitar o descarte correto. A iniciativa Praia Limpa é desenvolvida junto com o movimento Rio Eu Amo, Eu Cuido e empresas parceiras.