História Hoje: Shirley Temple Black foi prodígio de múltiplos talentos artísticos

História Hoje

Publicado em 10/02/2017 - 07:00 Por Apresentação Patrícia Leite - Brasília

Há dois anos, morria em Woodside, nos Estados Unidos, Shirley Temple Black, considerada uma das maiores estrelas de Hollywood. Dona de múltiplos talentos, foi atriz, dançarina, cantora e diplomata.

 

Shirley Temple nasceu em Santa Mônica, na Califórnia em 1928, filha de uma família de ascendência inglesa e alemã.

 

Desde pequena foi incentivada pela mãe a cantar, dançar e atuar. Aos três anos de idade, foi matriculada numa escola de dança de Los Angeles.

 

Não demorou muito tempo e foi contratada para participar de uma série de gravações para a TV chamada "Baby Burlesks", que parodiavam estrelas e astros adultos, como Marlene Dietrich.

 

Da televisão para o cinema foi um pulo, atuando numa sucessão de curtas-metragens e filmes.

 

Vencedora de um Oscar especial, aos seis anos de idade, Shirley Temple foi campeã de bilheteria de 1935 a 1938.

 

Com o sucesso de seus filmes, ela salvou a produtora Fox da falência, na época da Chamada Grande Depressão.

 

Entretanto, na fase adulta, não teve o mesmo sucesso, deixando o cinema em 1949. Ao longo da carreira fez 43 longas-metragens.

 

Em 1969, foi nomeada delegada junto à Organização das Nações Unidas. Em 1976, foi nomeada embaixadora e chefe de protocolo para o presidente Gerald Ford. Em 1981, fez parte da delegação americana que cuidava dos refugiados africanos.

 

Shirley Temple morreu aos 89 de causas naturais.

 

Produção: Renato Lima
Sonoplastia: Messias Melo

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Justiça

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo
Educação

Superdotação: desafio é identificar pessoas com altas habilidades

O dia 10 de agosto é o dia Mundial da Superdotação. No Brasil, mais de 24 mil crianças foram identificadas como superdotadas. Mas esse número pode ser muito maior.

Baixar arquivo
Cultura

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Esportes

Começa a etapa regional, de Brasília, das Paralimpíadas Escolares 2022

Etapa nacional das Paralimpíadas Escolares começa dia 23 de novembro, em São Paulo. Os estudantes podem participar de 24 modalidades como basquete em cadeiras de rodas, parabadminton e Golbol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Santa Catarina: ciclone extratropical deixa estragos em várias cidades

O fenômeno causou rajadas de vento de cerca de 90 quilômetros por hora. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram precipitação de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas.

Baixar arquivo