Hong Kong suspende embargo à carne brasileira; cinco países já adotaram a medida

Economia

Publicado em 28/03/2017 - 16:56 Por Dayana Vitor - Brasília

Mais um país retira o embargo a carne brasileira. Desta vez foi Hong Kong que anunciou a decisão nesta terça-feira. Nos últimos dias, Barbados, China, Chile, Egito e Coreia do Sul suspenderam as restrições. Hong Kong e China importam 30% das carnes produzidas no Brasil.

 

No entanto, a União Europeia que também é um dos principais importadores do alimento, ainda não reabriu seu mercado para a carne brasileira, tudo em decorrência da Operação da Polícia Federal que revelou irregularidades na inspeção do produto nos frigoríficos.

 

O governo do Brasil e representantes dos países europeus participarão de encontros até a próxima sexta-feira para tentar derrubar o embargo.

 

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirma que a pasta trabalha junto aos países importadores para retomada da confiança em relação a carne brasileira.

 

O comissário para Saúde e Segurança Alimentar da União Europeia, Vytenis Andriukaitis, reuniu-se com o ministro, Blairo Maggi, na manhã desta terça-feira para discutir o embargo à carne nacional.

 

No encontro, o governo apresentou o que está fazendo em relação as empresas investigadas na operação Carne Fraca. Mas o representante europeu pediu mais informações que serão apresentadas numa nova reunião que ocorrerá na quinta-feira.

 

Segundo o Ministério da Agricultura, na quinta-feira a pasta apresentará aos representantes da União Europeia todos os detalhes sobre as investigações dos funcionários da pasta envolvidos no esquema de corrupção com frigoríficos.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo