Secretaria do Acre instala cartórios em maternidades para facilitar registro de bebês

Cidadania

Publicado em 22/04/2017 - 10:30 Por Michelle Moreira - Brasília

Apenas 60% das crianças acrianas possuem certidão de nascimento.

 

Para tentar reverter esta realidade e facilitar o processo para o registro dos bebês, a Sejus – Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos – instalou cartórios em maternidades.

 

No Acre, além de Rio Branco, existem cartórios também nas cidades de Xapuri, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Sena Madureira e, em todos eles, é possível retirar o registro de nascimento.

 

O pai deve comparecer ao local com o documento de identidade – não sendo aceita a carteira de habilitação; além do registro de nascido vivo – fornecido pelo hospital e a certidão de casamento ou a comprovação de que viva junto com a mãe.

 

Em casos de pais não casados ou mãe solteira, os responsáveis devem buscar informações no cartório.

 

Segundo dados da Sejus, muitos pais não levam a documentação necessária para a maternidade e ficam impedidos de fazerem o registro. A dica é para que deixem tudo separado bem antes do nascimento previsto da criança.

 

O registro de nascimento garante o exercício de direitos, como de se casar no civil, votar e ser votado, abrir conta em banco e receber certificações escolares. Além disso, somente com a certidão é possível conseguir benefícios em programas sociais e trabalhar com carteira assinada.

 

Todos os nascimentos ocorridos em território nacional devem ser registrados dentro do prazo de 15 dias prorrogado por mais 45 caso o registro seja feito pela mãe.

 

Quando a distância entre o lugar do parto ou domicílio for maior de 30 quilômetros do cartório, o prazo é prorrogado em até três meses. Passado este período, o registro deve ser feito na circunscrição da residência dos pais.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo