Parceria pioneira promoverá reciclagem de lixo produzido na final da Copa Verde

Educação Ambiental

Publicado em 03/05/2017 - 13:02 Por Graziele Bezerra - Brasília

Nas duas partidas finais da Copa Verde, que ocorrem nesta quinta-feira (4) e no próximo dia 16, cooperativas farão a coleta seletiva do material descartado nos estádios. É a paixão nacional abrindo espaço para a gestão de resíduos. 


O lixo coletado será encaminhado para cooperativas de Cuiabá e Belém, onde ocorrerão os jogos. O secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman, comentou a iniciativa que, segundo ele, é pioneira no futebol mundial. 


“Nós queremos que a Copa Verde seja um importante instrumento de educação ambiental. Então, é um convênio com os recicladores para mostrar que a coleta seletiva deve ser praticada na sua casa, no seu condomínio, onde as pessoas estão, mas é também um estímulo para que, de certa forma, todo mundo participe.” 


Segundo a CBF, toda a emissão de gás carbônico, durante os jogos da Copa Verde, foi compensada com o plantio de mais de 1,1 mil mudas de árvores nativas, o que faz com que seja a primeira competição “Carbono Zero” do país. 


Além disso, cinco jogos da primeira fase e outras três partidas válidas pela segunda fase, nesta edição, tiveram uma carga de ingressos disponíveis para a troca.


Mais de 70% dos torcedores trocaram garrafas pet e latas por ingressos para os jogos. Cerca de duas toneladas de materiais recicláveis foram recolhidos. 


Luverdense e Paysandu são os dois finalistas da competição. A partida de ida será nesta quinta-feira (4), na Arena Pantanal, em Cuiabá, às 20h30, no horário de Brasília.


A grande final será no Mangueirão, em Belém, no próximo dia 16, às 20h, também no horário de Brasília.

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo, cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo