Polícia Federal deflagra operação que investiga propinas na Norte-Sul

De Volta aos Trilhos

Publicado em 25/05/2017 - 12:02 Por Anna Luisa Praser - Brasília

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de prisão preventiva, sete de busca e apreensão e quatro conduções coercitivas em dois estados: Mato Grosso e Goiás.


Esta é a Operação De Volta aos Trilhos, um desdobramento da Lava Jato, que investiga os crimes de lavagem de dinheiro ligado ao pagamento de propinas da Ferrovia Norte-Sul.


A operação tem como base acordos de colaboração premiada assinados pelos executivos das construtoras Camargo Corrêa e da Andrade Gutierrez com o Ministério Público em Goiás. Eles confessaram o pagamento de propina ao então presidente da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha.


Juquinha e o filho Jader Ferreira das Neves são suspeitos de continuarem a lavar dinheiro de propina, ocultando parte do patrimônio.


O advogado Leandro de Melo Ribeiro é suspeito de ser o laranja do esquema. Os três são os principais alvos da operação desta quinta-feira.


A pedido do Ministério Público, a Justiça de Goiás determinou as prisões preventivas de Jader e de Leandro, além das conduções coercitivas de Juquinha, do advogado Mauro Césio Ribeiro, que é sócio e pai de Leandro, e de Jeovano Barbosa Caetano e Fábio Junio dos Santos Pereira, suspeitos de prestarem auxílio para a execução de atos de lavagem.


As buscas e apreensões têm como alvo as casas dos investigados, a sede das empresas Pólis Construções e Noroeste Imóveis, que funcionariam no escritório de advocacia de Mauro Césio e Leandro Ribeiro, bem como a sede da Imobiliária Água Boa.


Juquinha e o filho já foram condenados a prisão, em outra operação, pelos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro vindo de cartéis, fraudes em licitações, peculato e corrupção na construção da Ferrovia Norte-Sul, mas aguardavam o julgamento em liberdade.


A Justiça determinou, então, a prisão dos envolvidos após verificar que eles continuaram a praticar crimes.

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo