Polícia Federal deflagra operação que investiga propinas na Norte-Sul

De Volta aos Trilhos

Publicado em 25/05/2017 - 12:02 Por Anna Luisa Praser - Brasília

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de prisão preventiva, sete de busca e apreensão e quatro conduções coercitivas em dois estados: Mato Grosso e Goiás.


Esta é a Operação De Volta aos Trilhos, um desdobramento da Lava Jato, que investiga os crimes de lavagem de dinheiro ligado ao pagamento de propinas da Ferrovia Norte-Sul.


A operação tem como base acordos de colaboração premiada assinados pelos executivos das construtoras Camargo Corrêa e da Andrade Gutierrez com o Ministério Público em Goiás. Eles confessaram o pagamento de propina ao então presidente da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha.


Juquinha e o filho Jader Ferreira das Neves são suspeitos de continuarem a lavar dinheiro de propina, ocultando parte do patrimônio.


O advogado Leandro de Melo Ribeiro é suspeito de ser o laranja do esquema. Os três são os principais alvos da operação desta quinta-feira.


A pedido do Ministério Público, a Justiça de Goiás determinou as prisões preventivas de Jader e de Leandro, além das conduções coercitivas de Juquinha, do advogado Mauro Césio Ribeiro, que é sócio e pai de Leandro, e de Jeovano Barbosa Caetano e Fábio Junio dos Santos Pereira, suspeitos de prestarem auxílio para a execução de atos de lavagem.


As buscas e apreensões têm como alvo as casas dos investigados, a sede das empresas Pólis Construções e Noroeste Imóveis, que funcionariam no escritório de advocacia de Mauro Césio e Leandro Ribeiro, bem como a sede da Imobiliária Água Boa.


Juquinha e o filho já foram condenados a prisão, em outra operação, pelos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro vindo de cartéis, fraudes em licitações, peculato e corrupção na construção da Ferrovia Norte-Sul, mas aguardavam o julgamento em liberdade.


A Justiça determinou, então, a prisão dos envolvidos após verificar que eles continuaram a praticar crimes.

Últimas notícias
Geral

Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)

A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.

Baixar arquivo
Geral

Número de mortos em operação policial no Rio sobe para 25

Subiu para 25 o número de mortos em consequência da operação policial realizada nesta terça-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Linha Amarela recebe blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca

A ação, que ocorre no Rio de Janeiro, faz parte da campanha Maio Amarelo.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Quase 3 milhões de pessoas responderam pertencer a um desses dois quesitos em pesquisa inédita sobre orientação sexual. O número de cidadãos que preferiu não responder é maior: 3,6 milhões. Segundo pesquisadora, há possibilidade de subnotoficação.

Baixar arquivo
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo