Surto de gripe em Manaus já matou dez crianças menores de 5 anos

Síndrome Respiratória

Publicado em 03/05/2017 - 13:09 Por Bianca Paiva - Manaus

Manaus vive um surto de gripe e as complicações da doença podem ser a causa das mortes de dez crianças menores de 5 anos de idade, registradas em abril, no Hospital Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz.


Os pacientes apresentaram sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como falta de ar, febre, coriza e tosse. Segundo o diretor presidente da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), Bernardino Albuquerque, os casos estão sendo investigados e exames preliminares já identificaram dois tipos de vírus.


“Infelizmente dessas crianças que foram a óbito não foi coletado material. Foi coletado material de crianças que também estavam internadas, em tratamento, naquele momento e identificamos dois tipos de vírus: principalmente os vírus Sincicial Respiratório e o Influenza B”, explicou Bernardino Albuquerque.

 

Após as mortes, medidas preventivas foram reforçadas nas unidades de saúde de Manaus, como explica o diretor presidente da fundação. “Nós tivemos um foco inicial de atuação dentro do Hospital Delphina, no que diz respeito ao alerta aos profissionais, no manejo desses pacientes, no sentido de colocar esses pacientes em um ambiente mais restrito e isolado, a questão dos cuidados de lavar as mãos durante a manipulação. Por estar envolvido o vírus da Influenza B, está sendo ofertada a medicação antiviral Tamiflu.”


Além disso, toda a rede hospitalar pediátrica da capital amazonense foi orientada a dar atendimento prioritário a pacientes com os sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave e a colher material para que a circulação dos vírus seja monitorada.


Atualmente, de acordo com o diretor presidente da Fundação de Vigilância Sanitária, 15 pessoas, entre adultos e crianças, estão internadas em unidades de saúde da cidade, com suspeita de SRAG.


No hospital Delphina, cinco crianças permanecem em tratamento e o quadro de saúde delas ainda inspira cuidados. Bernardino Albuquerque dá algumas orientações à população que ajudam a prevenir a gripe.


“Nós temos uma arma que é bastante efetiva que é a vacina. Estamos estimulando para que a população busque as unidades de saúde para que vacine seus filhos. E como medidas preventivas individuais, evitar a aglomeração de pessoas neste momento, principalmente de crianças, a questão da higiene pessoal, de lavar as mãos que é extremamente importante”, explicou.


A capital amazonense iniciou, no último dia 25, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As doses estão sendo ofertadas gratuitamente ao grupo prioritário, que inclui crianças a partir de 6 anos de idade.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo