logo Radioagência Nacional
Geral

Desgaste natural causou acidente em gruta de Tocantins, aponta laudo; 10 pessoas morreram

Tocantins
Baixar
Renata Martins
23/06/2017 - 19:18
Brasília

O desabamento da gruta Casa de Pedra, que causou a morte de 10 pessoas em Santa Maria do Tocantins foi por desgaste natural. É o que aponta o laudo da Polícia Civil divulgado nesta sexta-feira (23) sobre a tragédia ocorrida durante um tradicional evento religioso do Dia de Todos os Santos, em 1º de novembro de 2016.

 

O inquérito descarta a hipótese de conduta humana como motivação do acidente. Ninguém deve ser indiciado.

 

A perícia concluiu que o acidente teve como causa processos geológicos naturais, que poderiam ocorrer a qualquer momento. E que não houve ação ou omissão humana que colocasse as vítimas em risco.

 

Para a polícia, a utilização de foguetes no dia da celebração poderia ter funcionado como uma espécie de gatilho, mas não há como afirmar que o barulho determinou o desabamento.

 

De acordo com a Polícia Civil, um dia antes do acidente, fiéis que limpavam o local observaram que parte do teto da gruta havia se desprendido. Mas o grupo deu continuidade aos trabalhos.

 

Na manhã da tragédia, após a celebração da missa na entrada da gruta, um homem acionou fogos de artifício para indicar o início de uma oração que ocorreria no interior da gruta. Instantes depois, quando alguns fiéis se preparavam para iniciar a reza, o teto desabou.

x