Excesso de peso atinge 33% das crianças de 5 a 9 anos; campanha alerta para riscos da obesidade
Você sabia que mais de 33% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos estão com excesso de peso?
Os dados, do governo federal, indicam um problema de saúde pública. Neste sábado (3), Dia Nacional de Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil, a ideia é alertar a população que a doença, provocada por diversos fatores, pode ser prevenida. Quem dá as dicas é a nutricionista Kelly Florence.
Sonora: “A família modificando hábitos, trocando alimentos mais processados, ricos em gordura, em açúcar, por alimentos mais saudáveis já vai fazer com que essa criança diminua o peso e tenha um desenvolvimento melhor. Se não tiver uma mudança de comportamento em casa, a criança sozinha não consegue desenvolver isso. Criança a gente não restringe alimentos, não faz uma dieta específica com menos caloria porque ela precisa crescer e se desenvolver.”
Segundo Kelly Florence, o desafio é implementar políticas de saúde pública para controlar o excesso de peso na infância e evitar uma geração de adultos obesos com complicações cardiológicas, pressão alta e diabetes.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, no mundo, o número de crianças obesas e com sobrepeso deve chegar a 75 milhões, até 2025, caso não haja uma intervenção para resolver o problema.