No Amapá, preservação ambiental é usada para ressocializar menor infrator

Programa

Publicado em 26/07/2017 - 13:00 Por Michelle Moreira - Brasília

Cerca de 180 jovens infratores, em Macapá, participam de um projeto que envolve ressocialização e preservação ambiental.


O programa Um Parque em Meu Caminho envolve adolescentes entre 15 e 17 anos que cumprem medidas socioeducativas determinadas pela Justiça do Amapá. Eles vão cuidar do Zoobotânico na cidade, desenvolvendo as principais atividades de um guarda parque.

 

Os participantes estão recebendo orientações sobre educação ambiental, paisagismo, jardinagem e de como cuidar dos animais.


O projeto é uma parceria do Tribunal de Justiça Estadual e da prefeitura de Macapá.


O coordenador do projeto, o juiz Luciano Assis, explica que a seleção dos jovens foi feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Entre os critérios adotados esteve a avaliação de possível reincidência do jovem no cometimento de infrações.


“São pessoas que já concluíram o ensino fundamental, têm mais habilidade de lidar com as pessoas, voltar aos estudos e assimilar o conhecimento”, afirmou o juiz.


Na primeira etapa do programa participam 90 reeducandos.


Ainda não existe uma data prevista para que os jovens comecem a atuar no Zoobotânico. O local está fechado há mais de 10 anos. Mas, segundo o Tribunal de Justiça do Amapá, a previsão é que no segundo semestre os jovens já comecem a frequentar o parque para serviços como limpeza de trilha e identificação de árvores.


A reportagem não conseguiu contato com a prefeitura para saber sobre previsão de abertura do local.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo