Vereador é preso suspeito de cobrar propina para liberar corpos em IML no Rio

Rio de Janeiro

Publicado em 08/08/2017 - 15:02 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A Polícia Civil e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro desarticularam um esquema criminoso de cobrança de propina para agilizar a liberação de corpos no posto do Instituo Médico Legal (IML) em Campo Grande, na zona oeste da capital fluminense.

 

Foram presos o vereador e médico legista da Polícia Civil, Gilberto Lima de Oliveira Sobrinho (PMN); o diretor-geral do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, Sérgio William Silva Miana; e o chefe de Administração do posto do IML de Campo Grande, Franklin Silva da Paz.

 

Os três foram denunciados por associação criminosa e concussão. Os agentes também cumpriram 10 mandados de busca e apreensão na Câmara de Vereadores do Rio e nas residências dos acusados.

 

De acordo com as investigações, o esquema, que começou em 2014, envolvia empresas funerárias e hospitais da região de Campo Grande.

 

Recentemente, os acusados estavam expandindo a prática para outros postos do IML no estado.

 

Segundo o Ministério Público, as funerárias ofereciam o serviço diferenciado aos familiares dos mortos e eram autorizadas a trabalhar na preparação de corpos dentro do IML, pratica que é proibida por lei.

 

Em troca, as empresas pagavam propina aos três agentes públicos acusados de participar do esquema.

 

Para aumentar os lucros, os hospitais enviavam ao posto do IML de Campo Grande corpos de pessoas que tiveram morte natural, não violenta ou insuspeita e que, portanto, não necessitavam do procedimento.

 

Ainda de acordo com o Ministério Público, o IML de Campo Grande apresenta um número de atendimentos por morte natural extraordinariamente superior ao número de perícias por morte violenta, sendo o único nesta situação entre os 21 postos existentes no estado do Rio.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo