Movimentos sociais e centrais sindicais participam de Grito dos Excluídos no Rio de Janeiro

Grito dos Excluídos

Publicado em 07/09/2017 - 18:55 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O 23º Grito dos Excluídos saiu pouco depois do meio dia da Rua Uruguaiana e seguiu pela Avenida Presidente Vargas até a Avenida Rio Branco, no centro do Rio, logo após o fim do desfile cívico militar de 7 de setembro, mas no sentido oposto, em direção à Praça Mauá, onde chegou às 12h30.

 

A passeata ocupou a extensão de cerca de um quarteirão.

 

O lema deste ano da tradicional mobilização é Por direito e cidadania, a luta é todo dia.

 

Participaram representantes de diversos movimentos sociais e centrais sindicais, como Frente Internacionalista dos Sem Teto (Fist), Central de Movimentos Populares, trabalhadores da Fiocruz, Quilombo da Gamboa, Movimento dos Atingidos por Barragem, de mulheres, LGBT, contra a violência na Maré, trabalhadores da educação, entre outros.

 

A concentração começou as 10 horas da manhã.

 

O advogado da Fist André de Paula explicou que a manifestação acontece em todo o país e que é o grito da maioria.

 

 

O diretor de comunicação do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Fiocruz, Guttemberg Brito, disse que a entidade participa do ato para defender o SUS.

 

 

A diretora do Sindipetro, Sindicato dos Petroleiros do RJ, Ana Patrícia Laier, disse que a intenção é lutar contra o que ela chamou de “desmonte” do Rio.

 

A marcha seguiu pelos trilhos do VLT, acompanhada pela polícia, até a Praça Mauá, onde o ato se encerrou, sem registros de violência ou confronto.

 

 

* Áudio e texto corrigidos às 19h59 de 07/09/17. No texto, Sindipetro era descrito como Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo. O correto é Sindicato dos Petroleiros do RJ. 

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo