Henrique Eduardo Alves operou em licitações fraudulentas mesmo preso, diz PF

Operação Lavat

Publicado em 26/10/2017 - 12:40 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Essa operação de hoje é um desdobramento da Operação Manus, que resultou na prisão do ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, em junho. É que o grupo continuou operando mesmo depois da prisão dele, e, segundo o Ministério Público, continuou a ajudá-lo na ocultação e dissimulação de dinheiro vindo de corrupção passiva.

 

Os investigadores da Polícia Federal disseram que, depois que foi preso, Henrique Eduardo Alves teve sua influência reduzida no ministério, mas continuou a agir no estado.

 

Sonora: “Diminuiu sua participação e influência nos ministérios, que era o item principal da Operação Manus. Entretanto, identificamos, no decorrer desse lapso temporal, de junho pra cá, que ele continuava a articular localmente. Articulando no sentido de identificação, por parte de seus assessores, de empresas constituídas para participar de licitações de forma fraudulenta, para fingir receber valores pela prestação de serviços. E parte desses valores era repassada para seus assessores e, depois, para o próprio ex-deputado.”

 

Gravações telefônicas e diligências feitas na operação de junho mostram que houve crime de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Há comprovação, ainda, de falsidade ideológica de documento particular e fraude à licitação.

 

O grupo fraudava licitações em vários municípios do Rio Grande do Norte para obter contratos públicos que chegariam a R$ 5,5 milhões. Isso para alimentar a campanha ao governo do estado, de 2014.

 

Os investigadores disseram que ainda não foi estabelecido o percentual de propina com base nesses valores.

 

Todos os presos são ligados ao ex-ministro Henrique Eduardo Alves, um deles é Norton Domingues Massera. Ele é funcionário do Ministério do Turismo. O ministério já informou que vai exonerar Norton e que as buscas e apreensões de hoje foram restritas à sala dele dentro do ministério.

 

* O áudio foi substituído às 14h35 para acréscimo de informações.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo